Durante as últimas décadas os líderes missionários mundiais têm enfatizado o desafio da chamada “Janela 10/40”. O termo foi cunhado pelo missiólogo Luis Bush no início da década de 1990 e refere-se as pessoas que vivem entre as latitudes 10 e 40 graus do globo, que são as menos alcançadas pelo evangelho, em sua maioria muçulmanos, budistas e hindus.
Inspirado nisso, o missionário Dan Brewster, que foi posteriormente Diretor na Compassion Internacional, criou o termo “Janela 4/14″, que reflete um tipo diferente de visão: as crianças e jovens com menos de 15 anos de todo o mundo que precisam conhecer Jesus Cristo.
Estima-se que 85% das pessoas tomam a decisão de seguir a Cristo farão isso entre os 4 e os 14 anos de idade. ”As crianças ainda estão formando sua visão do mundo, ao passo que os adultos muitas vezes precisam mudá-la. Isso requer um maior investimento. Podemos ser mais estratégicos em nosso investimento”, dizem os defensores da visão.
Originalmente, Bush elencou cinco razões por que a igreja deveria investir em crianças:
Aos 5 anos: melhor época para a aprendizagem.
Aos 6 anos: Os valores morais estão sendo definidos.
Aos 9 anos: A visão de mundo é formada.
Aos 12 anos: A maturidade começa a chegar, as convicções são reforçadas.
Aos 13: A escolha por uma religião a ser seguida já existe.
Aos 6 anos: Os valores morais estão sendo definidos.
Aos 9 anos: A visão de mundo é formada.
Aos 12 anos: A maturidade começa a chegar, as convicções são reforçadas.
Aos 13: A escolha por uma religião a ser seguida já existe.
“Nós podemos e devemos nos unir em torno da visão de alcançar crianças e jovens como agentes de transformação “, expressam os líderes do movimento “Iniciativa Global Janela 4/14″. Seu objetivo é “mobilizar o corpo de Cristo em todo o mundo a investir para alcançar, equipar e capacitar a geração 4/14 e maximizar o seu impacto transformacional”.
O primeiro grande encontro global para debater a Janela 4/14 foi realizado em Nova York, em setembro de 2009. Naquela ocasião, os participantes pediram o perdão de Deus por que a igreja não estava fazendo o que poderia e deveria em prol das crianças do mundo.
Anualmente é feita uma campanha de oração mundial pelas crianças nessa faixa etária que já são mais de dois bilhões de habitantes do planeta. Recentemente, foi lançada a campanha de 2013, que deverá concentrar esforços dia 14 de abril. O site oficial já tem uma versão em portuguêswww.global414day.com/pt com várias informações sobre o movimento e o dia mundial de oração.
São 10 alvos estabelecidos, sendo que os principais são:
Educação: equipar e qualificar crianças e adolescentes para que eles possam transformar suas comunidades e nação através de instituições educacionais.
Pastores: recrutar e mobilizar pastores para planejar e facilitar planos a longo prazo para fortalecer os laços da igreja na vida da geração 4/14 e obter um grande impacto na transformação dessas crianças.
Fonte: Gospel Prime
0 comentários:
Postar um comentário